segunda-feira, 23 de abril de 2007

Vida Util do concreto


Salvador de 2007


VIDA ÚTIL E DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO
Devido ao elevado número de casos de patologias que vêm se apresentando em diversas estruturas em todo o Brasil desde da década de 70, pode-se concluir que nenhum material estrutural é um elemento eternamente durável, em razão de sua interação com o meio ambiente. a durabilidade é "a capacidade que um produto, componente ou construção possui de manter o seu desempenho acima dos níveis mínimos especificados, de maneira a atender às exigências dos usuários, em cada situação específica".
Em relação às estruturas de concreto a interação com o meio ambiente se dá em função de suas características físicas como porosidade, permeabilidade, absorção e características químicas que dependem principalmente da composição do cimento e adições. Estas características permitirão uma maior ou menor capacidade de interação com os agentes agressivos presentes no meio ambiente.
Atualmente na etapa de projeto de uma estrutura os fatores relacionados com a durabilidade devem ser levados em consideração tão cuidadosamente quanto outros aspectos tais como: estabilidade estrutural, funcionalidade e estética Através de levantamentos realizados no Brasil sobre manifestações patológicas nas edificações, se encontrou a incidência de corrosão das armaduras em edificações na ordem de 30% do total das patologias encontradas em todo o Brasil litoraneo, realizamos um extenso levantamento no Brasil que mostrou a incidência de 27% para tal fenômeno.
Considerando que o concreto tem sua durabilidade limitada, é importante que as estruturas tenhão uma manutenção preventiva periodica para determinar maior vida útil.



A&G Construções em Mar e Terra ltda www.aegconstrucoes.com.br


Antonio Gonçalves

Nenhum comentário: